sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Lykke Li, "Breaking It Up", a propósito do "Superbock em Stock"



O nome da coisa era uma boa paródia ao velho "Rock em Stock" da Rádio Comercial de há 28 anos. E a marca de cerveja parece ter encontrado lugar adequado neste refúgio de memória.
De facto, há 28 anos o programa de Luis Filipe Barros, Rui Morrison e Ricardo Camacho era um caldeirão de portas escancaradas para todas as tendências da abertura Pop de então, lugar por onde nos chegavam as brisas da "New Wave" e de tantas outras tendências de "New Pop", de todos os lugares do mundo.
O "Superbock em Stock" (SBES) abriu portas em 5 espaços, duas salas no "S. Jorge", outra no "Tivoli", o "Variedades" todo e todo o espaço que o "Maxime" permite.
O som no "Tivoli" empastelava e distorcia mais do que seria admissível os agudos. Fora isso, tudo esteve muito bem e o cardápio era do fino.
No final, ficaram 3 belíssimos concertos, Lykke Li, furos acima do que já se esperava fosse um dos grandes momentos destes dois dias, the Walkmen, uma bela revelação de energia e personalidade, Jose James, fantástico enquanto cantor soul à solta, rodeado de um naipe de músicos Jazz de excelente sobriedade e acerto.
Santogold, ademais prejudicada pela distorção do "Tivoli", poderia até nem ter vindo, cantando quem sabe por videoconferência. Foi um quase "não acontecimento", que no entanto não prejudica, antes confirmou, a grandeza de um dos discos cimeiros de 2008.
Mas Lykke Li, essa sim, soube deixar a sua marca, revelando-se uma "performer" excepcional, capaz de toda a rítmica necessária e de todo o lirismo conveniente para fazer ganhar a noite a quem esteve ontem no "Variedades". O percurso por "Youth Novels" foi soberbo e as versões/tributo aos Vampire Weekend e Lou Reed autênticas "cartas de intenções", tal qual aqueles animais que deixam nas plantas as marcas que definem o seu espaço vital. Neste caso, é bem também o nosso espaço vital aqui no Diversus.

PS - o Diversus, com o reforço ocasional e superior do Simão Martins e o devido tributo de agradecimento à estimadíssima e magnífica Isilda Sanches, esteve em peso no SBES, gostou e quer mais e melhor para o ano que vem, o quanto antes possível.