segunda-feira, 26 de junho de 2006

pegar em Tom Waits para falar no YOUTUBE


De entre os inúmeros sítios de algum modo ligados às músicas - ou que à música aproveitam - um há que tem ultimamente sobressaído, por disponibilizar de modo legítimo ora excelentes ora apenas interessantes video-clips, com formatos frequentemente além da mera ilustração do hit mais imediato e sobretudo por franquear acesso a registos de autores e performers periféricos ao mundo editorial mainstream.

se pode encontrar extractos de concertos, de performances em shows de TV, entrevistas, pequenas notas biográficas, às vezes devaneios artísticos em outras artes de personagens conhecidas, de que é exemplo a inserção numerosa das aventuras cinéfilas de Tom Waits.

Trazemos como ilustração para esta referência aquela que consideramos uma das melhores canções justamente do enorme Tom Waits, 16 shells from a thirty out six (do melhor àlbum de Tom, o Swordfishtrombones), em muito boa versão audio ao vivo, escutável
aqui .
Boa versão audio, embora medíocre captação video, notoriamente resultado da aventura de uma qualquer handy-cam escondida nas galerias, pois o lema aqui é mesmo o Broadcast Yourself.

Esta performance ocorreu a 21 de Novembro de 2004 e constitui a (video) parte 11 de um concerto em Amsterdão, que com paciência e sem grande dificuldade se pode reconstituir/compilar pesquisando no YOUTUBE.

O YOUTUBE disponibiliza no entanto muito mais que música, oferecendo materiais video de natureza muito diversa.
Exemplos dessa diversidade: as imagens (históricas) da disputa em pista talvez mais brilhante no desporto automóvel, o famoso duelo Arnoux vs. Villeneuve, de há mais de 2 décadas, ou depois as dramáticas e traumáticas imagens do ataque terrorista de 11 de Setembro às torres de Nova Iorque.

A política, o desporto e tanto mais, mas sobretudo a música ao alcance de um browsing simples e de um clique, eis uma ideia magnífica, produto da pertinácia e da generosidade de alguns num sítio a descobrir por muitos, assim desejamos.