sábado, 9 de setembro de 2006

A propósito dos Lambchop de Kurt Wagner em "Damaged"



O nosso caminho com Kurt Wagner e os Lambchop remete-nos para boas memórias, sobretudo para a memória de uma das lojas charneira da venda de discos alternativos, há mais de dez anos, em Lisboa: a Contraverso, ali no meio do Bairro Alto, bem perto de onde se situa hoje uma das suas filhas dilectas, a Ananana.

Foi na Contraverso que primeiro ouvimos falar dos Lambchop, (como já acontecera ser lá que anos antes melhor conhecêramos outro gosto muito nosso, os Microdisney) numa daquelas obrigatórias referências dos vendedores profilers.

Não recordo já o nome dela, da excepcional mulher que naqueles fins de tarde do Bairro Alto inundava as ondas com sons tão diversos e tão novos, ela mesma uma figura única, elegante e ruiva, fumadora compulsiva e um fantástico encanto em registo de sobriedade.
Lembro bem o sentido das suas palavras e depois a convicção com que fez rodar How I Quit Smoking.

Foi imediata a surpresa e instantâneo o encanto por esta música e por aquela voz muitas vezes quase mágica, a de Kurt. Á mulher de que falo devo a gratidão de me ter apresentado um verdadeiro amigo, ela hoje uma mulher sem nome e que jamais revi, depois do triste fim da Contraverso.
Quanto aos Lambchop ficou o vínculo e o prazer repetido múltiplas vezes, em inúmeras audições e em todas as suas novidades e notícias.

Nestes últimos anos Kurt Wagner viveu e derrotou a maior ameaça que pode haver, o espectro da morte.
Com Damaged, som já deste Verão de 2006, a serenidade da vida recuperada sente-se e Kurt está ao nível do seu melhor, grande como nos tempos de Is A Woman e a fazer lembrar que uma década depois de How I Quit Smoking nada do que houve foi por acaso.

Damaged é um disco com canções sobre a vida, palavras humildes e banais sobre os temores e as alegrias de quem ama, músicas e poemas cantados para nos ajudarem a perceber que viver é tão banal como maravilhoso.

escreve e canta Kurt em Short:

and our life hangs on a string
and today we start to learn just what that means
and somehow we're faced with the fact
that you won't ever get this back

Damaged é o disco da nossa semana, da nossa próxima semana. Com ele ouvimos novamente um amigo. E é mesmo bom ouvir os amigos.