domingo, 28 de maio de 2006

Robert Wilson



Pela primeira vez trazemos ao DIVERSUS os livros, a propósito de Robert Wilson.
Recolhemos a primeira sugestão de leitura de um amigo galês, que o terá conhecido pessoalmente, dos círculos que os britânicos sempre formam, por Portugal inteiro.
Isto porque Wilson viveu algures por aqui, talvez procurando o conhecimento mais aturado que lhe proporcionaria o magnífico enredo de A Small Death in Lisbon/Último Acto em Lisboa.



Neste premiado romance de 1999, defendemos que Wilson derruba noções de género, desenvolvendo uma tal narrativa que está bem além de mero policial. Há "thrilling", mas há sobretudo tecido dramático, emoções, inteligência, rigor factual, propriedade histórica.

Esse foi de resto o nosso começo, deveras viciante.
Em seguida, com The Blind Man of Seville/O Cego de Sevilha, de 2003, saímos de Portugal para Espanha, mais exactamente para Sevilha, com vivências inesquecíveis em Tânger, Marrocos, mas também com episódios pela frente russa da II Grande Guerra.


Para além de uma grande história, e de uma vertigem surpreendente e muito desconcertante, O Cego de Sevilha revelou-nos um personagem marcante que haveria de continuar, Javier Falcon, e uma história arrepiante de verosimilhança, terror e angústia, questionando a identidade dos personagens, tanto quanto a dos leitores, que confronta com pesadelos destes dias que afinal são horrores bem vivos na história mais antiga dos homens.

E se muito de Portugal se soube no anterior romance, neste segundo o inspector-chefe Javier, o inspector Ramirez e demais comparsas da ficção trazem-nos matéria mais que bastante sobre os quês da memória de Espanha e das suas gerações ainda vivas, as gerações filhas da Guerra Civil de 1936-1939.

E falar da Guerra de Espanha é afinal falar outra vez de Portugal e da fome que os nossos pais e avós ainda experimentaram até ao início dos anos 40 e é falar também da grande precursora dos anos negros que se seguiriam com origem primitiva na pátria banhada pelo Rio Reno, pois foi em Espanha que primeiro se experimentou o odor das bombas nazis.

A nossa descoberta de Robert Wilson, e de uma escrita viva como há muito não encontrávamos, é já um dos factos marcantes da "petite histoire" em 2006 deste DIVERSUS e dos seus mentores.