sábado, 6 de maio de 2006

Grandes àlbuns - Café Bleu, dos Style Council


No início da década de 80 a imprensa britânica (NME e Melody Maker) deleitava-se com The Jam, misto de som post-Punk com Soul New Wave, referenciando insistentemente 4 a 5 dos seus àlbuns entre os 100 melhores, aliás muito merecidamente, aos olhos de então.

Mas os Jam eram coisa pouca para a ambição de Paul Weller, a sua voz e seu mentor, que, com Mick Talbot e Steve White, haveria de conceber o projecto Style Council.

Os Style Council aprofundariam o carácter Soul dos Jam, acrescentando-lhe uma dimensão caleidoscópica antes quase ausente dos paradigmas Pop europeus (se se excluir o solitário Van Morrison). Surgiram junto da Pop o Jazz, o Blues, o Gospel, o Funky, o Easy listening, ou coisa parecida com o que mais tarde se designaria de chill out.

Café Bleu é o palco da encenação de tão ambicioso desígnio, e a demonstração de um talento único, o de Paul Weller, que somente uma vez antes (com All Mod Cons - The Jam, 1978 - que nos ocupará mais tarde no âmbito desta lista) e nunca depois se manifestaria a este nível.