sábado, 5 de maio de 2007

Owusu & Hannibal e o álbum "Living With ..."


Robin Hannibal e Philip Owusu assinaram para a Ubiquity Records uma obra-prima absoluta e bem poderiam encerrar aí a sua existência artística, para não estragarem o efeito que em nós perdura e se acentua de há meses, desde que esta música roda e pouco depois que mão amiga no-lo ofereceu.

"Living With ...", produzido e editado em fins de 2006 mas só este ano revelado Europa fora, é melhor que tudo o que ouvimos em 2006, melhor que tudo o que já ouvimos em 2007 (sim, até melhor que as Au Revoir Simone!) e provavelmente melhor que quase tudo o que ouvimos nos últimos e ouviremos nos próximos anos a fio.

O Rhythm & Blues está cruzado com a Old Soul, a electrónica é discreta, quase ambiental e o caldo final produz uma névoa de calor muito especial, que imaginamos se possa situar numa geografia algures entre a Nova Iorque de fins dos anos 80, ou na revisitação ao bas-fonds fervilhante da Bristol do início da década de 1990.

Mas não. Owusu & Hannibal vêm de Copenhaga e com Hird e Eric Walforss (Forss), em Estocolmo, e Hans Peter Lindstrom e Prins Thomas, em Oslo, colocam agora toda a Escandinávia (Björk tratara já uma década antes de o fazer com a Islândia) definitivamente no centro do mapa deste nosso tempo.
No Diversus hesitamos em nos mudarmos de armas e bagagens para este Norte, lugar onde em definitivo corre mais forte a seiva da vida, como quem vai à procura do ouro, género América oeste semi-virgem do século XIX.
Coisas da alma e culpa imediata destes sons mágicos de Robin e Philip.