domingo, 21 de março de 2004

Carlos Paredes

Carlos Paredes compôs e interpretou das mais belas peças de música portuguesa.

Num registo não erudito mas próximo do som "de câmara", marcado pela pequena dimensão das suas obras (entre os dois e os quatro minutos), Paredes editou os seus àlbuns ao longo de mais de duas décadas, poucos àlbuns, até desiguais entre si, no valor.

Mas "Guitarra Portuguesa" é o melhor de todos os àlbuns da música jamais feita por portugueses e "Movimento Perpétuo" está por perto no extraordinário alcance cultural que atingiu.

Por entre todos os portugueses ocorre-nos apenas mais três cujo nome pode aproximar-se do de Carlos Paredes, apenas um ainda vivo: Emmanuel Nunes, Carlos Seixas e José Afonso.

Aos três voltaremos por certo mas de Paredes lembramos ainda a faceta notável do músico que ao vivo se transfigurava, respirando alterosamente sempre que sentia o tremor e a empatia das audiências.

Tivemos o privilégio no DIVERSUS de da primeira fila o ouvirmos tocar, talvez em 1986, nas instalações do então ISEG, perto de S. Bento.

Mas não teriamos precisado dessa extraordinária experiência para alcançar o brilho da magia de Carlos Paredes. Ouvir "Mudar de Vida" sem arrepios é coisa que nunca nos aconteceu, muitas dezenas de audições depois.

Neste qualquer domingo queremos lembrar que em Portugal nasceu ao menos um génio para a história da música universal: Carlos Paredes, hoje agonizante num qualquer obscuro lar de Lisboa, morrendo humildemente, como pobremente viveu.