quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Os meus melhores de 2006


Posição. Nome. Álbum

1. Kelley Polar. Love songs of the Hanging Garden
2. Css Cansei De Ser Sexy. Css Cansei De Ser Sexy
3. Hot Chip. The Warning
4. Nightmares On Wax. In A Space Outta Sound
5. Kode9 + The Spaceape. Memories Of The Future
6. Spank Rock. Yoyoyoyo
7. Sonic Youth. Rather Ripped
8. Kudu. Death Of The Party
9. Final Fantasy. He Poos Clouds
10. Fujiya Miyagi. Transparent Things


Meu caro (eventual/acidental ou não) leitor. Nunca me vi noutra situação como esta em que me sinto o mais injusto e vil classificador ou júri de que tenho memória.

O motivo da minha escolha para o número 1 é no mínimo surreal. Segue-se a história:
O meu nº 1 só o é pela luz que se me fez uns meses depois de um assalto de que fui alvo em 1 de Fevereiro passado. Depois de almoçar com pessoa amiga na minha antiga faculdade, agora com novas e moderníssimas instalações no Alto da Ajuda, cheguei ao meu carro e o cenário com que deparei eram vidros e vidros partidos por todo o lado. No entanto, o ladrãozeco só partira o chamado "vidro do ladrão". Fiquei mais preocupado quando me lembrei do meu querido e saudoso "Barbour" (leia-se belíssimo casacão para a chuva, para o frio e para o rapagão que mo gamou). Meus ricos 300 e tal euros que o dito me tinha custado.

No banco da frente tinha também deixado, dentro de um saco da Fnac, alguns discos, pois não me cabiam todos no guarda luvas. Era Kelley Polar acabado de comprar na Flur, eram os Clap Your Hands Say Yeah, também acabadinho de comprar na Fnac e mais uns quantos de 2005. Então, aconteceu a "revelação", passados alguns meses. Ao voltar a ouvir o disco do Kelley Polar, num CDR que um amigo me gravara posteriormente ao furto, fez-se verdadeiramente luz. O disco "Love Songs of the Hanging Garden" é ou era efectivamente e sem sombra de dúvida um fabuloso disco de canções ou de ilustrações sonoras (ou o que lhe quisermos chamar) a que o ladrãozeco efectivamente não resistiu porque decerto já conhecia o disco. Eu é que não tinha chegado a aquecer o leitor de CD's mais que uma ou duas audições. Ou seja, o motivo primeiro do dito furto, foi o disco do Kelley Polar e só muito depois veio o "Olha que o gajo - eu - não é que deixou ali uma merda dum "Barbour" de 60 contos. "Porra que trabalheira - levar o casaco - pois já estava mais que satisfeito com o Kelley Polar".
Aqui está, meu caro e eventual leitor - se seguiu a prosa até aqui - a razão mais estúpida do mundo para o meu nº 1 da Minha lista de 2006. Com a agravante do disco ter saído no final de 2005.



A canção do ano

Css Cansei de Ser Sexy - (atenção aos clips) Let's Make Love and Listen to Death From Above; bis.


O acontecimento do ano

Dj Battle na Oxigénio, em 28 de Julho último:
O duelo foi com o Simão, meu filho mais velho, que sem dó nem piedade, mas com um fortíssimo lobby, me derrotou numa quase hora e meia de emissão inesquecível (registada para a imortalidade pelo VRM). O Tomás, meu filho mais novo, foi a surpresa da tarde, com umas tiradas surpreendentes para os ouvintes e também para a Isilda, que sabiamente deixou a emissão ser familiar, como as pizzas partilhadas em família. Um bem haja à Isilda Sanches (uma grande senhora da rádio das "imensas minorias", da saudosa Xfm à actual Oxigénio) pela experiência fantástica e verdadeiramente inesquecível que nos proporcionou.



Os concertos do ano

1º Gang of Four, em Paredes de Coura:
Principalmente pela surpresa dum concerto fabuloso, de que sinceramente não estava à espera. No entanto, parece que só eu é que fiquei com esta sensação de ter visto ali aterrarem 4 OVNIS (leia-se fabulosos músicos) e darem, para quem os quis ou soube ouvir, um concerto memorável. Coisas da idade...ou talvez não.

2º !!!, também em Paredes de Coura:
Fantástico concerto. No entanto, não teve o efeito surpresa dos referidos Gang of Four. Todos os que viram o concerto do ano anterior, ali no mesmo palco (eu só vi a gravação, penso que quem transmitiu em directo foi a Sic Radical) já esperavam um verdadeiro tornado de ritmo, loucura e música contagiante para os corpos e para a cabeça. Falava-se lá que os !!! deveriam ter presença vitalícia no grande festival que é Paredes de Coura. Eu fiz a estreia este ano e fiquei cliente. Que local fantástico!.

3º Editors, no SRSB:
Muito bom concerto. O vocalista, em palco, foi electrizante. Trocou de guitarra em cada música, tal o vigor e energia com que se apresentou. O resto da banda também esteve muito bem. Surpreendente, ou não, a boa aceitação do público, muitos fans, que já conheciam e cantavam muitas das músicas do seu único álbum.

Para estreia na blogosfera já chega. Prometo voltar em breve, com filmes, fitas e estórias que valha a pena partilhar. Até lá...Feliz Natal e um bom 2007. O 2006 não deixa saudades.