Billy Bragg fez uma pequena revolução, nos idos de 1983. Trouxe para a música Pop do renascimento dos anos 80 a noção da guitarra-solo electrificada e crua sem suporte de secção rítmica, ainda que com recurso pontual a instrumentos sem função primeiramente rítmica, como também a bateria. Uma espécie de guitarra-orquestra rock, com um resultado deveras magnético.
O primeiro àlbum, Life's a Riot Spy vs. Spy, deixara todo o DNA da solução inscrito para a posteridade. Mas foi com Brewing Up With... que conhecemos o seu pleno potencial.
Para além do lado inovador da coisa, o àlbum que agora destacamos elencou grandes canções, St. Swithins Day acima de todas.
Outros àlbuns se seguiram mas apenas em um mais chegou Billy Bragg quase tão perto de Brewing Up With...: foi no magnífico disco de 1986 Talking With the Taxman About Poetry.
Excelente notícia surgiu em 1993 quando os 2 primeiros àlbuns foram reunidos em um só CD, com o nome Back to Basics. Esta aliás a única maneira de se encontrar Brewing Up With...