Diz-se de um amante de música ser um melómano. Mais exactamente, MELOS significa melodia em Grego e MANIA quer dizer loucura, paixão.
Em bom dizer popular, um melómano será antes um louco por música, ou em inglês vernáculo algo como music fan (por sua vez fan derivando de fanatic).
Mas é bom saber-se que melómano é qualificativo mais comummente usado pelos amantes de música erudita, os mais cultos e eruditos de entre eles, os sabedores de todos os nomes, de todos os episódios, conhecedores imparáveis das versões de referência, quase biógrafos dos directores de orquestra e às vezes até íntimos dos intérpretes de excelência.
Na definição geral, o melómano é o autêntico enciclopédico, o cultor quase obsessivo da agenda de concertos do S. Carlos e da Gulbenkian. Honra lhe(s) seja.
Ora, hoje lembrei-me de dizer a todos que me considero um melómano.
E porquê eu, pobre amador? Porque tenho vertigens e quase tremo de emoção quando ouço música de que gosto. Isso é para mim a melhor definição deste amor à música. Aqueles que estremecem são melómanos. Mude-se a significância do conceito e conversa acabada.
domingo, 25 de março de 2007
Eu, melómano
Labels: Eu