sexta-feira, 29 de junho de 2007
Dean & Britta, "Words you used to say"
Há sons que nos lembram as nossas paixões e de como precisamos delas para continuar a viver. Este pausado som de Dean & Britta transborda desse calor que é a seiva mesma da vida. Também por essa intensidade, é um dos sons que mais amamos em 2007.
quinta-feira, 28 de junho de 2007
Durutti Column, "Never Known"
Do maravilhoso projecto de Viny Reilly - tantos amigos em Portugal sempre teve Viny - eis um clip de nível mais que primário, mesmo medíocre, mas ainda assim ilustrativo do carácter naïf e honesto da sua música e do seu estar despojado no meio "artístico".
Vimos Viny duas vezes ao vivo, na Aula Magna, há mais de 20 anos, e amamos tudo quanto publicou. Sobretudo "Lc", o álbum onde encontrar este mágico "Never Known".
quarta-feira, 27 de junho de 2007
The Field, "Over the Ice"
Sim, este som começa duro, mas, aos 100 segundos, percebe-se já o sentido da honra de fazer música assim, em 2007. No álbum "From Here We Go Sublime". E se o futuro for por aqui então sim, poderemos descansar, e confiar.
terça-feira, 26 de junho de 2007
segunda-feira, 25 de junho de 2007
Fat Freddy's Drop, "Cay's Crays", ao vivo.
Esta é uma força que faz falta ver e ouvir em Lisboa, trazendo-a da Nova Zelândia natal (alô pessoal do Casino de Lisboa!, à atenção da coerência da V. programação para o Arena Lounge).
domingo, 24 de junho de 2007
Téléphone, "Ça C'est Vraiment Toi"
Há umas quantas noites, in su situ, redescobri a dançabilidade dos velhinhos Telephone, com este som.
sexta-feira, 22 de junho de 2007
Rockers Hi-Fi, "Push Push"
Os Rockers Hifi de novo, como quem retorna à fonte da eterna juventude, à seiva do futuro, uma e outra vez, vezes a fio.
quinta-feira, 21 de junho de 2007
King Crimson, "In the Court of Crimson King"
Há 35 anos os Crimson eram arrumados, com este som, na categoria "rock progressivo". Não. Deveria chamar-se-lhe apenas música.
quarta-feira, 20 de junho de 2007
Aim, "The Girl Who Fell Through The Ice"
Este clip com a voz de Kate Rogers em absoluto esplendor, dedicamo-lo à Isilda Sanches, em memória de uma inesquecível tarde de 6ª fª, há dois anos, que com ela eu e o ZEFM passámos.
Agora que o DN baniu a música das suas páginas, onde foram parar as tuas magníficas palavras escritas Isilda?
De-Phazz, "No Jive"
Falamos de 2007 e do grande "Hell Alright" e lembramo-nos da glória. No caso dos DePhazz era o ano 2000 e este "No Jive" transbordava de elegância e era condimento de muitas noites de sonho. "Easy Listening", chmava-se-lhe então por facilidade.
DePhazz, "Hell Alright"
Em 2007, Mr. Baumgartner regressa ao mundo com os bolsos cheios de "good vibrations". E assim se demonstra que há sempre esperança, mesmo para quem já antes foi ao fundo.
terça-feira, 19 de junho de 2007
Borodin, as "Danças Polovtsianas", extracto da ópera "O Príncipe Igor"
Um dia ganharemos fôlego para contar as histórias que ligam o Diversus a Alexander Borodin e a este amor imortal ao génio e à biografia do grande médico russo do século XIX que também foi músico. Tudo porque há anos, já muitos anos, nós descobrimos esta força majestosa que aqui Seiji Ozawa nos ilustra com razoável brilho.
segunda-feira, 18 de junho de 2007
Patrick Watson, "The Great Escape"
Patrick deu voz á canção inicial de "Ma Fleur", uma pequena maravilha da Cinematic Orchestra chamada "To Build a Home".
Enquanto não a temos em condigno estado dinâmico, trazemos a notícia da voz única de Patrick, numa composição que pode bem funcionar como aperitivo para a pequena obra-prima ainda sem clip.
domingo, 17 de junho de 2007
CocoRosie, "Rainbow Warriors"
Por vezes, uma névoa de placidez esconde a tempestade, a normalidade estoira e acorda a fúria. É assim neste tempo de quase Verão, é assim na vida, assim é na música.
As Cocorosie destacaram-se sempre por serem paladinas do silêncio entrecortado por sons, símbolo do folk feminino, em si mesmo uma "dupla negativa" sonora. Mas "Rainbow Warriors" demonstra quão devastadora pode ser a mão pesada de uma voz de meio-soprano, se devidamente assistida pela acertada bateria rítmica.
Uma das canções do ano, para um álbum que cresce de interesse em cada audição, este "The Adventures of Ghosthorse and Stillborn".
sábado, 16 de junho de 2007
sexta-feira, 15 de junho de 2007
quinta-feira, 14 de junho de 2007
quarta-feira, 13 de junho de 2007
Lisa Gerrard & Pieter Bourke, "Sacrifice", versão ao vivo do álbum "Duality".
Uma beleza que quase dói, pois é triste e magnífica.
Air, "Photograph", em versão ao vivo.
Os Air produziram em 2007 um som que é puro deslumbramento, uma vez mais. Magnífica, esta canção.
terça-feira, 12 de junho de 2007
quarta-feira, 6 de junho de 2007
terça-feira, 5 de junho de 2007
R.E.M., "Everybody Hurts"
No Diversus, há 24 anos que amamos os R.E.M. e a magia telúrica de Michael Stipe.
segunda-feira, 4 de junho de 2007
JoJo Effect, "Too Little Too Late" (2)
Agora a versão primitiva, com menos velocidade, mais standard mas ainda assim tudo belo.
Astor Piazzolla, "Adios Noniño"
Há mais de 20 anos eu ouvi de perto este som absolutamente mágico, no Coliseu de Lisboa. Piazzolla chamou-lhe de Tango Nuevo. Mais ainda que então, a música de Astor é hoje repertório clássico, ou seja imortal.
domingo, 3 de junho de 2007
sábado, 2 de junho de 2007
Fujiya & Miyagi, "Ankle Injuries"
Ás vezes a felicidade regressa e é sempre óptimo regressar onde já se foi feliz.
JoJo Effect, "Too Little Too Late". Pop choque.
Poderiamos chamar a este som talvez de Pop choque. Máxima velocidade para o maior efeito. Um verdadeiro murro na quietude dos standards da música e desconcertante. Isto é, música para descobrir com urgência.