domingo, 23 de agosto de 2009

a proeza de Ian Simmonds


Proeza neste homem é a constância. Ian Simmonds está activo desde pelo menos 1992, quando tocava guitarra-baixo nos Sandals. O seu trajecto desde então fez-se de incursões cada vez mais intensas nos territórios da fusão musical, naquelas zonas que ninguém sabe muito bem dizer o que são. Ele que nos Sandals parecia tentado pelos formatos definidos, vagamente Pop.
"The Burgenland Dubs" nem é sequer um grande álbum. Na verdade, é somente um disco de Ian Simmonds. Mas o que é importante é ser uma criação de 2009, que nos diz do estado da arte deste homem que ainda há três anos editava sob o nome de Wise in Time. O que já parecia ser um programa e pêras para uma vida que se preze.

sábado, 22 de agosto de 2009

em 2009, em Portugal, a 5 de Outubro celebra-se o regresso das Au Revoir Simone

o César Viana

Conhecia mal, ou melhor, mal conhecia César Viana. Até ontem. Ontem escutei-o a falar da sua migração para Belgais.
Do César o músico, ou do erudito, pode conhecer-se o percurso no sítio do MIC, ou no Myspace.
O César compõe, o César interpreta, o César dirige, o César ensina.
O que ontem muito me sugestionou foi escutar algumas histórias do César, como a história de um cão que em Belgais o escutou um dia tocar flauta e do César se aproximou. Era um cão sem dono, um cão só de si mesmo.
A composição era do César e estava em processo de elaboração, em ensaios. Sempre que o César começava a ensaiá-la o cão aproximava-se e encostava-se-lhe às pernas. Na gravação que ontem escutei, algumas lamúrias do cão são audíveis.
É por isso uma composição de flauta com cão.
O César disse ainda outras coisas muito engraçadas, como por exemplo que quando vivia em Lisboa nunca tinha tempo. Agora, que vive perto de Castelo Branco, consegue ter tempo para tudo o que quer fazer.

sábado, 15 de agosto de 2009

o que o meu Julho legou ao meu ano

JS Bach/Café Zimmermann. Concerts Avec Plusieurs Instruments. 2009
Egberto Gismonti. Saudações. 2009
Fat Freddy's Drop. Dr. Boondigga & the Big Bw. 2009
the Emperor Machine. Space beyond the Egg. 2009
Bill Callahan, Sometimes I Wish We Were An Eagle. 2009
Allen Toussaint. the Bright Mississipi. 2009